domingo, 23 de maio de 2010

TARGET-COSTING

CUSTEIO-META (TARGET-COSTING)

Com a necessidade de reduzir custos para sobreviver, as empresas são induzidas a desenvolver produtos que atendam aos anseios dos consumidores em termos de qualidade e utilidade e, concomitantemente,que tragam lucros a elas.Como os clientes têm uma oferta cada vez maior de produtos similares, os preços de venda tendem a baixar sustancialmente.
Para ser lucrativao, além de conter as características que o mercado exige, o produto deve ser projetado de modo que possa ser fabricado dentro de um montante de custos que assegure a margem desejada. Em muitos casos, é necessário que os custos sejam reduzidos para que o resultado seja favorável, mediante processos de melhorias contínuas.
Principalmente em setores industriais bastante competitivos, o preço de um produto é estabelecido independentemente de seu custo inicial. Se o custo-meta situar-se abaixo do custo inicialmente previsto do produto, a empresa precisa reduzir esse custo em determinado período de tempo, sob pena de perder as condições de competitividade. Uma forma de atingir isso é submeter os produtos ao target costing ou custeio-meta.
O custeio-meta é uma técnica intimamente ligada ao custeio do ciclo de vida. Frequentemente associada aos métodos japoneses de custos, por meio dessa técnica de gestão o custo "permissível" para um produto é calculado levando-se em conta a participação de mercado e a margem de lucro. Na prática o custo do produto/serviço é especificado como um dos requisitos a serem satisfeitos pela equipe de desenvolvimento do produto/serviço. Algumas vezes, tornam-se necessários aperfeiçoamento nos processos em nível estratégico para que a organização possa atingir o custo alvo.

Fonte: Gestão de custo - Uma abordagem prática - Rodney Wernke

Nenhum comentário:

Postar um comentário